Título: Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade
Título(s) alternativo(s): Environmental Learning: An approach for sustainability
Autor(es): Barros, Marlene Pagliaroni Becker de
Editor: Universidade Federal de Santa Catarina
Local: Santa Catarina
Data de publicação: 2009
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/47
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 117 p.
Resumo: A presente pesquisa qualitativa constituiu-se em estudo de caso, cujo tema foi uma abordagem para a sustentabilidade, suas variáveis e as relações existentes com os temas transversais, aprendizagem e a percepção de novos valores, entre outros. A pesquisa teve como parceria o Parque Nacional do Iguaçu, situado em Foz do Iguaçu Pr., escolas municipais e estudantes do magistério do ensino médio. Os dados obtidos foram elaborados de forma quantitativa, classificados e posteriormente analisados. Os resultados destas análises permitiram identificar falhas no sistema educacional e cultural, relacionados ao tema, sugerindo contribuições para a solução dos problemas detectados. Como trata-se de estudo exploratório e portanto restrito à população pesquisada, os parâmetros utilizados e os resultados obtidos, devem ser considerados como tal, mantendo-se porém os objetivos propostos. A análise da prática ambiental necessária para atender aos temas transversais solicitados pelos PCN’s/MEC/CEF, as parcerias na educação pública e a preocupação com os problemas locais e globais, foram também objeto deste estudo. Concluiu-se que as preocupações relacionadas ao meio ambiente são constantes, porém com uma visão reducionista e desvinculada da realidade. Desta forma, é necessário que a educação evolua e aprimore os conceitos, adaptando-se para a modernidade, considerando ainda vários aspectos importantes e fundamentais à essas mudanças. Dentre eles, podemos citar: a interdependência com a economia cada vez mais globalizada, alianças com a colaboração de todos os segmentos da sociedade, grupos de pesquisas, organizações produtivas e governos, considerando-se os princípios dos recentes paradigmas da transversalidade. Somente desta forma será possível influir verdadeiramente para a mudança de atitudes, na percepção do que ocorre à nossa volta, acrescentado novos valores e, finalmente, fortalecer as políticas ambientais, cujos resultados certamente contribuirão para a formação de uma nova consciência mundial ao meio ambiente.
Assunto : Sustentabilidade;Temas transversais;Parcerias
Citação: Barros, Marlene Pagliaroni Becker de. Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade. 2002. Dissertação (Mestre em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002.
Fonte: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82905
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Marlene Pagliaroni Becker de Barros
Termos de uso dos direitos autorais: O Repositório Institucional da UFSC é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a Licença Creative Commons: Atribuição-Não Comercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR).
Aparece nas coleções:Dissertações
Arquivos associados a este item:


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.