Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade
Título: | Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade |
Título(s) alternativo(s): | Environmental Learning: An approach for sustainability |
Autor(es): | Barros, Marlene Pagliaroni Becker de |
Editor: | Universidade Federal de Santa Catarina |
Local: | Santa Catarina |
Data de publicação: | 2009 |
URI: | https://bdlis.ibict.br/handle/lis/47 |
Tipologia documental: | Dissertações |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt-br |
Descrição física: | 117 p. |
Resumo: | A presente pesquisa qualitativa constituiu-se em estudo de caso, cujo tema foi uma abordagem para a sustentabilidade, suas variáveis e as relações existentes com os temas transversais, aprendizagem e a percepção de novos valores, entre outros. A pesquisa teve como parceria o Parque Nacional do Iguaçu, situado em Foz do Iguaçu Pr., escolas municipais e estudantes do magistério do ensino médio. Os dados obtidos foram elaborados de forma quantitativa, classificados e posteriormente analisados. Os resultados destas análises permitiram identificar falhas no sistema educacional e cultural, relacionados ao tema, sugerindo contribuições para a solução dos problemas detectados. Como trata-se de estudo exploratório e portanto restrito à população pesquisada, os parâmetros utilizados e os resultados obtidos, devem ser considerados como tal, mantendo-se porém os objetivos propostos. A análise da prática ambiental necessária para atender aos temas transversais solicitados pelos PCN’s/MEC/CEF, as parcerias na educação pública e a preocupação com os problemas locais e globais, foram também objeto deste estudo. Concluiu-se que as preocupações relacionadas ao meio ambiente são constantes, porém com uma visão reducionista e desvinculada da realidade. Desta forma, é necessário que a educação evolua e aprimore os conceitos, adaptando-se para a modernidade, considerando ainda vários aspectos importantes e fundamentais à essas mudanças. Dentre eles, podemos citar: a interdependência com a economia cada vez mais globalizada, alianças com a colaboração de todos os segmentos da sociedade, grupos de pesquisas, organizações produtivas e governos, considerando-se os princípios dos recentes paradigmas da transversalidade. Somente desta forma será possível influir verdadeiramente para a mudança de atitudes, na percepção do que ocorre à nossa volta, acrescentado novos valores e, finalmente, fortalecer as políticas ambientais, cujos resultados certamente contribuirão para a formação de uma nova consciência mundial ao meio ambiente. |
Assunto : | Sustentabilidade;Temas transversais;Parcerias |
Citação: | Barros, Marlene Pagliaroni Becker de. Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade. 2002. Dissertação (Mestre em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002. |
Fonte: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82905 |
Acesso à informação: | Acesso Aberto |
Detentor dos direitos autorais: | Marlene Pagliaroni Becker de Barros |
Termos de uso dos direitos autorais: | O Repositório Institucional da UFSC é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a Licença Creative Commons: Atribuição-Não Comercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR). |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barros_Aprendizagem ambiental_uma abordagem para a sustentabilidade.pdf | 372,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.