Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.rights.license | O Repositório Institucional da UFSC é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a Licença Creative Commons: Atribuição-Não Comercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR). | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Lerípio, Alexandre de Ávila | - |
dc.contributor.author | Barros, Marlene Pagliaroni Becker de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T01:36:16Z | - |
dc.date.available | 2024-01-10T01:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Barros, Marlene Pagliaroni Becker de. Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade. 2002. Dissertação (Mestre em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://bdlis.ibict.br/handle/lis/47 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa qualitativa constituiu-se em estudo de caso, cujo tema foi uma abordagem para a sustentabilidade, suas variáveis e as relações existentes com os temas transversais, aprendizagem e a percepção de novos valores, entre outros. A pesquisa teve como parceria o Parque Nacional do Iguaçu, situado em Foz do Iguaçu Pr., escolas municipais e estudantes do magistério do ensino médio. Os dados obtidos foram elaborados de forma quantitativa, classificados e posteriormente analisados. Os resultados destas análises permitiram identificar falhas no sistema educacional e cultural, relacionados ao tema, sugerindo contribuições para a solução dos problemas detectados. Como trata-se de estudo exploratório e portanto restrito à população pesquisada, os parâmetros utilizados e os resultados obtidos, devem ser considerados como tal, mantendo-se porém os objetivos propostos. A análise da prática ambiental necessária para atender aos temas transversais solicitados pelos PCN’s/MEC/CEF, as parcerias na educação pública e a preocupação com os problemas locais e globais, foram também objeto deste estudo. Concluiu-se que as preocupações relacionadas ao meio ambiente são constantes, porém com uma visão reducionista e desvinculada da realidade. Desta forma, é necessário que a educação evolua e aprimore os conceitos, adaptando-se para a modernidade, considerando ainda vários aspectos importantes e fundamentais à essas mudanças. Dentre eles, podemos citar: a interdependência com a economia cada vez mais globalizada, alianças com a colaboração de todos os segmentos da sociedade, grupos de pesquisas, organizações produtivas e governos, considerando-se os princípios dos recentes paradigmas da transversalidade. Somente desta forma será possível influir verdadeiramente para a mudança de atitudes, na percepção do que ocorre à nossa volta, acrescentado novos valores e, finalmente, fortalecer as políticas ambientais, cujos resultados certamente contribuirão para a formação de uma nova consciência mundial ao meio ambiente. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt-br | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
dc.source | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82905 | - |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Temas transversais | pt_BR |
dc.subject | Parcerias | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem ambiental: uma abordagem para a sustentabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental Learning: An approach for sustainability | eng |
dc.type | Dissertações | pt_BR |
dc.rights.holder | Marlene Pagliaroni Becker de Barros | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFSC | pt_BR |
dc.location | Santa Catarina | pt_BR |
dc.description.physical | 117 p. | pt_BR |
dc.description.abstracten | This qualitative research comprises a case study, whose central theme was the approach to learning Environmental Sustainability, its variabe factors and the existing relationships with transversal themes, involving the learning and perception of new values, among other subjects. The investigation was conducted in partnership with the Iguaçu National Park, located in Foz do iguaçu, Pr., with municipal high schools and students from teachers’ colleges. The data obtained was prepared in a statistical form, classifield and subsequently analyzed. The results of these analyses permitted identifying faults in the educational and cultural systems relative to the subject, suggesting measures for correcting the problems detected. Since it involved na exploratory study that was restricted to the population researched, the parameters employed and the results obtained should be considered as such, although maintaining the proposed objectives. The analysis of the environmental practice required to adress the transversal themes requested by the PCN’s/MEC/CEF, the partnerships with public education and the concern with the local and the global problems were also the included in the object of this study. It was concluded that the concerns related to the environment are constant, although still holding a reductionist vision and disconnected from the reality. In consequence, it is necessary for education to evolve and perfects its concepts, adapting them to modern reality, also considering various important and fundamental aspects of these changes. Among them, we should mention: the interdependence of na increasingly globalized economy, alliances involving the collaboration of all sectors of society, research groups, productive organizations and governments, taking into consideration the recent transversal paradigms. Only by these means will it be possible to truly influence a change of attitudes comprising the perception of that is occurring around us, adding new values and, finally, strengthening the environmental policies, with results that sould truly contribute towards the formation of a new world conscience concerning the environment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barros_Aprendizagem ambiental_uma abordagem para a sustentabilidade.pdf | 372,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.