Programa Escolas Sustentáveis : avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Sobradinho-DF
Título: | Programa Escolas Sustentáveis : avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Sobradinho-DF |
Autor(es): | Correia, Beatriz Batista |
Editor: | Universidade de Brasília |
Local: | Brasília |
Data de publicação: | 2017 |
URI: | https://bdlis.ibict.br/handle/lis/41 |
Tipologia documental: | Monografias |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt-br |
Descrição física: | 82 f. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o quão viva está a cultura da sustentabilidade em quatro escolas de ensino público que, de acordo com o MEC, aderiram ao Programa Nacional Escolas Sustentáveis, localizadas na região administrativa de Sobradinho-DF, promovendo uma reflexão sobre a sustentabilidade socioambiental na escola, e realizando uma avaliação do estágio atual de cada escola, por meio de uma matriz de indicadores de educação ambiental. A pesquisa está embasada na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica e pesquisa quantitativa na obtenção de dados. A matriz de indicadores utilizada para a análise possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, abrangendo dez indicadores e cinquenta questões. Os resultados revelaram a imprescindibilidade de fomento da educação ambiental nas escolas analisadas e apontaram questões a serem pleiteadas pela comunidade escolar como um todo, para a transformação de tempos e espaços concatenando e estruturando as três dimensões da educação ambiental, intencionando estimular o processo de criação da cultura da sustentabilidade socioambiental rumo ao que se julga ser o ideal para uma escola sustentável. |
Assunto : | Educação ambiental;Escolas sustentáveis;Ensino público |
Citação: | CORREIA, Beatriz Batista. Programa Escolas Sustentáveis: Avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Sobradinho-DF. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Fonte: | https://bdm.unb.br/handle/10483/16537 |
Acesso à informação: | Acesso Aberto |
Detentor dos direitos autorais: | Beatriz Batista Correia |
Termos de uso dos direitos autorais: | O conteúdo do artigo pode ser utilizado sob a licença CC BY-NC 4.0 DEED, exceto quando indicado de outra forma |
Aparece nas coleções: | Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Correia Beatriz_Programa Escolas Sustentáveis - avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Sobradinho-DF.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.