Educação para a sustentabilidade em escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade socioambiental
Título: | Educação para a sustentabilidade em escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade socioambiental |
Autor(es): | Montenegro, Luciana Araújo |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Local: | Natal, Rio Grande do Norte |
Data de publicação: | 2018 |
URI: | https://bdlis.ibict.br/handle/lis/129 |
Tipologia documental: | Teses |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt-br |
Descrição física: | 119 p. |
Resumo: | A Educação para o Desenvolvimento Sustentável é um possível caminho para tornar a educação mais relevante para o desenvolvimento social e para o enfrentamento dos desafios ambientais e econômicos que o mundo vivencia hoje e no futuro. Este estudo pretendeu desenvolver uma proposta de inserção da Educação para a Sustentabilidade, em escolas situadas no entorno de áreas sujeitas a vulnerabilidade socioambiental, na perspectiva de contribuir com a redução dos problemas socioambientais locais. A pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos envolveram o uso de um questionário contendo questões abertas e fechadas referentes ao tema. As questões abertas foram analisadas através da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, que toma por base a análise de conteúdo. Para se identificarem as principais dificuldades encontradas para abordar a temática em sala, foi empregada a adoção da Pesquisa Ação Participativa, em uma abordagem qualiquantitativa. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores apresenta a preocupação de inserir propostas voltadas à EDS ao desenvolverem os conteúdos e buscam perceber as relações existentes entre os conteúdos ministrados em sala com a sustentabilidade. Por outro lado, também permitiu constatar que um dos grandes empecilhos a esta abordagem é a escassa ou ausente abordagem do tema nos materiais didáticos utilizados por esses docentes, considerando que muitos professores limitam a inserção da abordagem em EDS à presença do tema nos materiais didáticos utilizados em sala de aula. Reflete-se, assim, a necessidade de ações que promovam a associação entre o discurso e ação da sustentabilidade com o conhecimento pedagógico, na prática docente, o que pode ser alcançado por meio da formação tanto inicial como continuada de professores. |
Assunto : | Educação;Desenvolvimento sustentável;Vulnerabilidade socioambiental |
Citação: | MONTENEGRO, Luciana Araújo. Educação para a sustentabilidade em escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade socioambiental. 2018. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
Fonte: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26419 |
Acesso à informação: | Acesso Aberto |
Detentor dos direitos autorais: | Luciana Araújo Montenegro |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.