Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Magnolia Fernandes Florêncio de-
dc.contributor.authorMontenegro, Luciana Araújo-
dc.date.accessioned2024-02-04T23:30:44Z-
dc.date.available2024-02-04T23:30:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Luciana Araújo. Educação para a sustentabilidade em escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade socioambiental. 2018. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdlis.ibict.br/handle/lis/129-
dc.description.abstractA Educação para o Desenvolvimento Sustentável é um possível caminho para tornar a educação mais relevante para o desenvolvimento social e para o enfrentamento dos desafios ambientais e econômicos que o mundo vivencia hoje e no futuro. Este estudo pretendeu desenvolver uma proposta de inserção da Educação para a Sustentabilidade, em escolas situadas no entorno de áreas sujeitas a vulnerabilidade socioambiental, na perspectiva de contribuir com a redução dos problemas socioambientais locais. A pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos envolveram o uso de um questionário contendo questões abertas e fechadas referentes ao tema. As questões abertas foram analisadas através da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, que toma por base a análise de conteúdo. Para se identificarem as principais dificuldades encontradas para abordar a temática em sala, foi empregada a adoção da Pesquisa Ação Participativa, em uma abordagem qualiquantitativa. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores apresenta a preocupação de inserir propostas voltadas à EDS ao desenvolverem os conteúdos e buscam perceber as relações existentes entre os conteúdos ministrados em sala com a sustentabilidade. Por outro lado, também permitiu constatar que um dos grandes empecilhos a esta abordagem é a escassa ou ausente abordagem do tema nos materiais didáticos utilizados por esses docentes, considerando que muitos professores limitam a inserção da abordagem em EDS à presença do tema nos materiais didáticos utilizados em sala de aula. Reflete-se, assim, a necessidade de ações que promovam a associação entre o discurso e ação da sustentabilidade com o conhecimento pedagógico, na prática docente, o que pode ser alcançado por meio da formação tanto inicial como continuada de professores.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:pt-brpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Norte-
dc.sourcehttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26419pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socioambientalpt_BR
dc.titleEducação para a sustentabilidade em escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade socioambientalpt_BR
dc.typeTesespt_BR
dc.rights.holderLuciana Araújo Montenegropt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.programPrograma Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Biociênciaspt_BR
dc.locationNatal, Rio Grande do Nortept_BR
dc.description.physical119 p.pt_BR
dc.description.abstractenEducation for Sustainable Development is a possible way to make education more relevant to social development and to addressing the environmental and economic challenges facing the actual world and in the future. This study aimed to develop a proposal for the inclusion of Education for Sustainability in schools located in areas with socio-environmental vulnerability to contributing to the reduction of local socio-environmental problems. The research was developed in a qualitative and quantitative approach. The methodological procedures involved the use of a questionnaire containing open and closed questions related to the topic. The open questions were analyzed through the technique of Analysis of Units of Significance, which is based on content analysis. In order to identify the main difficulties encountered in addressing the issue in the classroom, the adoption of Participatory Action Research was used in a qualitative and quantitative approach. The results showed that most teachers are concerned about inserting proposals focused on ESD in the development of content and seek to understand the relationship between content delivered in class with sustainability. On the other hand, it also showed that one of the main obstacles to this approach is the scarce or absent approach of the subject in the teaching materials used by these teachers, considering that many teachers limit the insertion of the approach in ESD to the occurrence of the subject in the materials used in the classroom. So, we reflected that the need for actions that promote the association between the discourse and the action of sustainability with the pedagogical knowledge, in the teaching practice only can be achieved through the initial and continuous formation of teachers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.