Título: Desenvolvimento sustentável e empregos verdes no Brasil
Autor(es): Sugahara, Claudemir Ramos da Silva
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Local: São Paulo
Data de publicação: 2010
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/103
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 98 p.
Resumo: Esta pesquisa discute a relação entre desenvolvimento e meio ambiente, com o intuito de definir e quantificar os Empregos Verdes no Brasil. A fim de se alcançar esse objetivo, levantaram-se os conceitos de desenvolvimento e de desenvolvi-mento sustentável; são também apresentadas algumas políticas de implantação de estratégias de crescimento ambiental sustentável. Observa-se também que, ligada à noção de desenvolvimento, a noção de sustentabilidade rede-fine a primeira, e, até mesmo, implica uma mudança na visão pré-analítica da economia. De fato, a economia ecológica precisa da escala da economia tradicional redimensionando-a como subsistema de um sistema maior, justamente o do meio ambiente, o que leva à discussão de uma economia sustentável. Todos esses argumentos são fundados na análise dos resultados da Agenda 21 brasileira, documento que oficialmente teria iniciado a discussão da sustentabilidade econômica como prática de políticas governamentais no Brasil. Segundo a OIT, o termo ''Empregos Verdes'' se refere às profissões que, ao mesmo tempo em que promovem o progresso econômico, contribuem com a restauração da qualidade do meio ambiente. Abrange as ocupações que ajudam a proteger a flora, a fauna e reduzem o consumo de energia, de recursos naturais e de água, minimizando os impactos que a natureza vem sofrendo ao longo dos séculos pelo processo de transformação dos fatores de produção em bens e serviços. A classificação de emprego verde pressupõe ainda o trabalho decente, amparado nas conquistas pela proteção social do trabalho, com salários adequados, condições seguras de trabalho e direitos trabalhistas. Para apresentar e classificar os Empregos Verdes no Brasil, a RAIS é que melhor fornece dados sobre os empregos no país. Finalmente, são abordadas as formas de Empregos Verdes no mundo e no Brasil, tratando desde as alternativas de oferta de energia e os investimentos em energia alternativa no mundo e no Brasil, às atividades silvícolas, passando pelas edificações, transporte, indústrias de base e alimentos e agricultura. Nas considerações finais, tenta-se apontar caminhos que diminuam os embates que distinguem e limitam as classificações que cercam os Empregos Verdes, tornando-os ilhas intransponíveis no panorama econômico brasileiro
Assunto : Desenvolvimento sustentável;Sustentabilidade;Economia ambiental;Empregos verdes no Brasil;Trabalho decente
Citação: SUGAHARA, Claudemir Ramos da Silva. Sustainable development and green jobs in Brazil. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010., Claudemir Ramos da Silva. Sustainable development and green jobs in Brazil. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Fonte: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9134?mode=full
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Claudemir Ramos da Silva Sugahara
Aparece nas coleções:Dissertações
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.