Título: Diálogo da cidade de Sorocaba com a sustentabilidade: avaliação dos critérios indicativos de uma cidade verde e sustentável
Autor(es): Barroso, Letícia de Souza
Editor: Universidade Federal Fluminense
Local: Niterói, Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/100
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 251 p.
Resumo: A presente pesquisa tem, como fio condutor, o tema sustentabilidade, conceito que ainda se encontra em construção e que abriga vários discursos. Para tanto, visando investigar o conceito de sustentabilidade, elegemos o município de Sorocaba, cidade situada no interior do Estado de São Paulo, premiada em diversas categorias e que foi considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil: eleita em 1º lugar no Estado de São Paulo, no Programa Município VerdeAzul, em 2013 e em 1º lugar como cidade sustentável do Brasil, no Programa Cidade Sustentável, em 2014. Nosso propósito foi compreender o conceito de sustentabilidade, investigar os indicadores utilizados pelos referidos programas e como eles contribuem para a sustentabilidade de uma cidade e, também, analisar, dentro de um quadro de condições sustentáveis possíveis, se e como as premiações refletem a realidade local. Assim, colocamo-nos diante da seguinte questão: é possível que a cidade premiada não seja sentida pela população como uma cidade sustentável de fato? Para responder a essas indagações, buscamos identificar os indicadores e/ou temas que contribuíram para essas premiações e o seu reflexo na cidade e, de forma complementar, a percepção dos moradores a respeito dos assuntos abordados e seus posicionamentos sobre o que é uma cidade sustentável. A hipótese inicial é que a elevação da cidade à categoria de cidade sustentável não expressa o que a população local entende por sustentabilidade. Para testar essa hipótese, procuramos desvendar que elementos não foram considerados de acordo com a perspectiva das pessoas que vivenciam a cidade. Parece haver um descompasso entre as premiações e aquilo que a população considera. O referencial teórico para a presente pesquisa versa sobre a compreensão dos processos e das contradições sociais no espaço e sobre a ideia de reprodução das relações sociais de produção. Metodologicamente, buscaram-se informações em fontes primárias. Além disso, realizaram-se pesquisa exploratória sobre os indicadores dos Programas e entrevistas semiabertas com gestores públicos, líderes comunitários e ambientalistas da cidade O questionário aplicado versou sobre aspectos dicotômicos e continha, também, perguntas abertas, com o intuito de compreender que elementos urbanos integravam uma Sorocaba Sustentável, na visão dos sorocabanos. A pesquisa concluída apresenta resultados que confirmam a hipótese inicial, revelando, ainda, outros aspectos que merecem ser incorporados para se aferir uma cidade sustentável. A pesquisa aponta que as premiações nem sempre revelam a melhoria de condições de vida da população e que a qualidade de vida exige mais do que simplesmente apresentar bons índices. A presente tese apresenta, ainda, diretrizes que devem guiar o planejamento ambiental com vistas à sustentabilidade.
Assunto : Espaço urbano;Qualidade de vida;Desenvolvimento sustentável
Citação: BARROSO, L. DE S. Diálogo da cidade de Sorocaba com a sustentabilidade: avaliação dos critérios indicativos de uma cidade verde e sustentável. 2018. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Fonte: https://app.uff.br/riuff/handle/1/24018
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Letícia de Souza Barroso
Termos de uso dos direitos autorais: O conteúdo do documento pode ser utilizado sob a licença CC-BY-SA, exceto quando indicado de outra forma.
Aparece nas coleções:Teses


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.