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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Gisela Grangeiro da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Chirles Virginia Antas de-
dc.date.accessioned2024-01-23T23:34:03Z-
dc.date.available2024-01-23T23:34:03Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, C. V. A. DE. O discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadania. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdlis.ibict.br/handle/lis/96-
dc.description.abstractO fim do século XX e o início do século XXI é um período importante para os estudiosos do campo da comunicação, pois, a partir dessa época, configuram-se algumas transformações bastante significativas na sociedade contemporânea, resultando em mudanças culturais tanto dos cidadãos, como da iniciativa privada e do governo. Partindo dessas transformações, esta pesquisa visa promover uma reflexão multiperspectívica (KELLNER, 2004), articulando o estudo da cultura contemporânea para entender como a sociedade do consumo está refletindo e refratando seus valores e sua práxis social diante do discurso da sustentabilidade e do conceito de cidadania, com as proposições dos estudos da cibercultura, que concebe o ciberespaço como ambiente de mobilização dos atores sociais, na construção de uma cultura participativa (JENKINS, 2009). Em razão da amplitude do estudo, utiliza-se uma abordagem multimetodológica combinando pesquisa bibliográfica, observação participativa de caráter netnográfico e pesquisa documental, tendo como objetivo a compreensão das múltiplas estratégias discursivas que compõem a consolidação de uma marca institucional. Para compor uma análise cultural e mercadológica do tema estudado, enfocamos mais especificamente estratégias do Banco do Planeta, do Bradesco.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:pt-brpt_BR
dc.publisherAssociação Escola Superior de Propaganda e Marketingpt_BR
dc.sourcehttps://tede2.espm.br/handle/tede/102pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectMarca institucionalpt_BR
dc.titleO discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçõespt_BR
dc.rights.holderChirles Virginia Antas de Oliveirapt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMpt_BR
dc.publisher.initialsESPMpt_BR
dc.locationSão Paulopt_BR
dc.description.physical157 p.pt_BR
dc.description.abstractenThe end of the XX century and the beginning of the XXI is an important period for the scholars of the communication field since from this time on some quite significant transformations are shaped in the contemporary society, resulting in cultural changes for both the citizens, the private enterprise and the government. Leaving from these transformations, this study aims to promote a multiperspective reflection (KELLNER, 2004), articulating the study of contemporary culture to understand how the society of the consumption is reflecting and refracting values and social praxis considering the speech of sustainability and the concept of citizenship, with the propositions of the studies of the cyberculture which conceives the cyberspace like environment of mobilization of the social actors in the construction of a collaborative culture (JENKINS, 2009). On account of the amplitude of the study, we will do use of a multi methodological approach combining bibliographical inquiry, collaborative observation of a netnographic character and documentary inquiry with the objective of understanding the multiple discursive strategies that compose the consolidation of an institutional brand. To compose a cultural and marketing analysis we study more specifically strategies of Bradesco s Banco do Planeta.pt_BR
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