Título: O ambiente institucional e as práticas da responsabilidade social de multinacionais brasileiras
Autor(es): Pavan, Kelly Roman
Editor: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Local: São Paulo
Data de publicação: 2014
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/94
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 89 p.
Resumo: O objetivo desta dissertação é identificar qual é a associação entre o ambiente institucional do país de destino e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das subsidiárias de multinacionais brasileiras. Utiliza-se a Teoria Institucional para sustentar as considerações teóricas, uma vez que ela aborda a associação entre ambiente institucional e estratégia, sendo a RSC aqui compreendida como um componente da estratégia de legitimação das subsidiárias estrangeiras de multinacionais brasileiras. Utiliza-se a regressão linear múltipla como técnica estatística para a análise de dados secundários. Os dados sobre as práticas de RSC versam sobre a adoção de certificação social e/ou ambiental pelas subsidiárias; a contratação de fornecedores certificados; e a realização de treinamento social e/ou ambiental, pelas subsidiárias, com seus fornecedores e/ou clientes. As variáveis do ambiente institucional analisadas são: a ineficiência do sistema jurídico , a liberdade de imprensa , o compromisso com a ética , a estabilidade política e a eficiência da infraestrutura . Os resultados apresentam evidências de associação positiva entre as variáveis ineficiência do sistema jurídico e eficiência da infraestrutura e as práticas de RSC das subsidiárias. Há evidências de associação negativa entre o compromisso com a ética e as práticas de RSC das subsidiárias. Conclui-se esta dissertação com o apontamento de contribuições, limitações e oportunidades para pesquisas futuras.
Assunto : Gestão internacional;Ambiente institucional;Responsabilidade social corporativa;Multinacional, Brasil
Citação: PAVAN, Kelly Roman. The institutional environment and social responsibility practices of Brazilian multinational. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.
Fonte: https://tede2.espm.br/handle/tede/58
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Kelly Roman Pavan
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