Sustentabilidade educação ambiental: processos culturais em comunidade
Título: | Sustentabilidade educação ambiental: processos culturais em comunidade |
Autor(es): | Rodrigues, Fernanda Freitas Rezende |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Local: | Vitória |
Data de publicação: | 2012 |
URI: | https://bdlis.ibict.br/handle/lis/64 |
Tipologia documental: | Dissertações |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt-br |
Descrição física: | 195 p. |
Resumo: | O percurso da pesquisa visa a acompanhar os processos de uma comunidade intitulada Paneleiras de Goiabeiras e os movimentos das professoras junto a crianças de dois Centros Municipais de Educação Infantil de Vitória. Busca perceber como os saberesfazeres dessa comunidade, com suas tradições, conhecimentos e experiências próprias, tecem as redes com as escolas e estabelecem uma relação com a sustentabilidade. As orientações teóricometodológicas deste trabalho estão fundamentadas no uso da cartografia nos estudos de Gilles Deleuze, Felix Guattari e Virginia Kastrup, além da produção de narrativas e nos pressupostos da Educação Ambiental, como o uso de imagens que expressam situações, ideias e sentimentos das situações envolvidas na pesquisa e nas questões socioambientais, podendo ampliar o leque de possibilidades e interpretações acerca desse conhecimento. Os saberes, aliados aos movimentos e intensividades do plano da pesquisa, modificam a ideia de uma escola sustentável potencializando escolas com práticas de sustentabilidade. Essa comunidade conhecida por conta do ofício de fazer panelas pretas apresenta ligação íntima com a cultura capixaba e com a natureza, pois a argila é retirada de um antigo leito de rio, no Vale do Mulembá, e do manguezal da região de Goiabeiras, onde o casqueiro extrai o tanino da casca do mangue vermelho. Este estudo alia as fases de feitura da panela (extração, modelagem, alisamento, queima e açoite) a algumas das pistas da cartografia. Tais fases são atravessadas por todas as outras e, mesmo se constituindo numa ordem específica, demonstra que uma etapa pressupõe a outra, atrelada às redes da comunidade. Os movimentos cartografados dão conta de enunciar práticas de sustentabilidade que podem potencializar as redes de uma comunidade, criando novas aberturas que atravessam as escolas. |
Assunto : | Sustentabilidade;Escola sustentável;Educação ambiental;Paneleiras de Goiabeiras;Cartografia |
Citação: | RODRIGUES, F. F. R., Sustentabilidade e Educação Ambiental: processos culturais em comunidade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012. |
Fonte: | https://repositorio.ufes.br/items/924f8520-d24e-455b-b786-bd1842860b22 |
Acesso à informação: | Acesso Aberto |
Detentor dos direitos autorais: | Fernanda Freitas Rezende Rodrigues |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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