Título: Crise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica
Autor(es): Martins, Victor de Oliveira
Araujo, Alana Ramos
Martins, Victor de Oliveira
Editor: Revista Educação & Realidade
Local: Rio Grande do Sul
Data de publicação: 2021
ISSN: 0100-3143
Identificador: https://doi.org/10.1590/2175-6236105854
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/57
Tipologia documental: Artigo
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Resumo: O artigo dialoga as contribuições de Paulo Freire sobre a crise educacional com as de Enrique Leff sobre a crise ambiental. Para tal, analisamos que tanto o contexto da educação, quanto o contexto do meio ambiente refletem problemáticas sistêmicas, epistemológicas e civilizatórias que produzem práticas e pensamentos insustentáveis e hegemônicos. Partimos, assim, de revisões bibliográficas entre Paulo Freire e Enrique Leff, dialogando com metodologias e correntes do materialismo histórico dialético e do pensamento descolonial. Verificamos que a pedagogia ambiental, como resultado simbiótico da inter-relação das contribuições dos marcos teóricos estudados, se perfaz como caminho para enfrentamento da crise ambiental e dos recursos naturais e como novo modelo civilizatório por meio da criticidade, complexidade, transdisciplinaridade, sustentabilidade e justiça.
Assunto : Educação ambiental;Paulo Freire;Enrique Leff;Pedagogia Crítica
Citação: MARTINS, V. de O.; ARAUJO, A. R. Crise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica. Educação & Realidade, [S. l.], v. 46, n. 2, 2021.
Fonte: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105854
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Victor de Oliveira Martins
Alana Ramos Araujo
Termos de uso dos direitos autorais: O conteúdo do artigo pode ser utilizado sob a licença CC BY 4.0, exceto quando indicado de outra forma.
Aparece nas coleções:Artigos
Arquivos associados a este item:


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.