Título: Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
Título(s) alternativo(s): Environmental education, citizenship and sustainability
Autor(es): Jacobi, Pedro
Editor: Cadernos de Pesquisa
Local: São Paulo
Data de publicação: 2003
ISSN: 0100-1574
Identificador: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/56
Tipologia documental: Artigo
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Resumo: A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
Assunto : Cidadania;Ecologia;Educação ambiental
Citação: JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.
Fonte: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/533
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Pedro Jacobi
Termos de uso dos direitos autorais: O conteúdo do artigo pode ser utilizado sob a licença CC BY-NC 4.0, exceto quando indicado de outra forma.
Aparece nas coleções:Artigos
Arquivos associados a este item:


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.