Título: Desenvolvimento sustentável : parâmetros para uma interpretação jurídica da sustentabilidade ambiental
Autor(es): Santana, Raimundo Rodrigues
Editor: Universidade Federal do Pará
Local: Belém
Data de publicação: 2015
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/53
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 159 p.
Resumo: O presente trabalho defende a ideia segundo a qual a significação do conceito de desenvolvimento sustentável e a sua utilização predominante no mundo jurídico merecem ser objeto de revisão. Diante disso, o desenvolvimento sustentável deverá ser reconhecido como um ideário, algo que faz parte de um sistema ideológico mais amplo. Não poderá, portanto, ser compreendido como um princípio jurídico. Acredita-se que esse ideário não consiste em um fundamento jurídico válido para lidar com os problemas socioambientais contemporâneos, interpretando-os juridicamente. Em contrapartida, a sustentabilidade ambiental, embora derivada do desenvolvimento sustentável, contém autonomia conceitual e é capaz de atuar como um princípio jurídico importante para interpretação dos fatos socioecológicos, o fortalecimento e a afirmação do Estado de Direito Ambiental.
Assunto : Direito ambiental;Desenvolvimento sustentável;Sustentabilidade ambiental;Interpretação jurídica
Citação: SANTANA, Raimundo Rodrigues. Desenvolvimento sustentável: parâmetros para uma interpretação jurídica da sustentabilidade ambiental. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Jurídicas, Belém, 2015.
Fonte: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7500
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Raimundo Rodrigues Santana
Termos de uso dos direitos autorais: O conteúdo do artigo pode ser utilizado sob a licença CC BY-NC 4.0 DEED, exceto quando indicado de outra forma
Aparece nas coleções:Teses


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.