Título: Sustentabilidade no panorama das pesquisas em educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Sustainability in the overview of research in environmental education
Autor(es): Araújo, Rodrigo Acácio Matos de
Editor: Universidade de São Paulo
Local: São Paulo
Data de publicação: 2023
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/51
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 560 p.
Resumo: Nas últimas décadas, as questões ambientais vêm se tornando cada vez mais relevantes, passando a requerer atenção no campo educacional, o que motivou a discussão e a inserção de políticas, documentos e pesquisas, com a definição de uma área relativa à Educação Ambiental. Ao mesmo tempo, e nos campos da política e da ecologia mais gerais, conceitos como de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ainda que polissêmicos, também foram ganhando espaço. Nesse quadro, propomos investigar como vem ocorrendo a atenção à sustentabilidade no conjunto das Pesquisas em Educação Ambiental. Partimos da hipótese de que a compreensão das interações desse conceito possa apontar considerações e reflexões que contribuam para o aprimoramento da Educação Ambiental. Com esse objetivo, foi analisada a produção de teses e dissertações da área de Educação Ambiental, a partir do EArte (Banco de Dados de Pesquisas em Educação Ambiental), acompanhando temporalmente sua presença e evolução até 2016. Foram desenvolvidas duas dimensões de análise, caracterizadas respectivamente por um panorama institucional e por uma análise de fundo conceitual. Do ponto de vista institucional, procurou-se verificar, em uma abordagem quantitativa, onde e como foram sendo desenvolvidas pesquisas que tratam da sustentabilidade. Para a análise conceitual, foi construído um corpo amostral, constituído por um subconjunto de produções de diferentes períodos, em que a presença de relatos de propostas de práticas educacionais era explicitada. Nesse sentido, não se buscou os referenciais das pesquisas desenvolvidas, mas, sobretudo, as práticas relatadas, buscando identificar, dentre outras, representações da relação ser humano-ambiente, espaços para a sustentabilidade na escola e atividades desenvolvidas por alunos e professores. De uma maneira geral, observou-se que as pesquisas envolvendo sustentabilidade permaneceram quantitativamente constantes, ao longo do tempo, mantendo-se em torno de 10% das dissertações e teses do EArte. Em relação às práticas escolares, foram identificadas diferentes situações de envolvimento escolar, com uma compreensão de ambiente mais relacionada aos hábitos de consumo, e uma abordagem pouco disciplinar. Também, embora tenham sido propostas diferentes atividades, identificou-se uma certa dificuldade em articulações com uma Educação mais crítica. Assim, não foi constatada uma clara preponderância por uma dada abordagem específica da sustentabilidade, havendo algumas mais complexas e interdisciplinares, enquanto outras eram menos contextualizadas e fragmentadas. Em nenhum momento houve a intenção de atribuir qualquer tipo de valores às atividades analisadas, uma vez que o amplo espectro de situações relatadas não só reflete realidades diferentes, mas pode ampliar o universo de possibilidades a serem pretendidas por professores e escolas. Assim, consideramos que o quadro polivalente que emerge dessas análises, em conjunto, pode contribuir para reflexões dos professores, das escolas e de inserções nos espaços de formação de professores.
Assunto : Educação ambiental;Sustentabilidade;Práticas Escolares
Citação: ARAÚJO, Rodrigo Acácio Matos de . Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
Fonte: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-15082023-162601/pt-br.php
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Rodrigo Acácio Matos de Araújo
Aparece nas coleções:Teses
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.