Título: Avaliação do Ciclo de Vida de embalagens flexíveis em uma indústria na Paraíba
Autor(es): RODRIGUES, G. C.
Editor: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Tecnologia
Local: João Pessoa, PB
Data de publicação: 2018
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/285
Tipologia documental: Monografias
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 56 p.
Resumo: O forte crescimento populacional, somado as novas demandas por produtos industrializados com a finalidade de atender de forma mais prática as necessidades da sociedade trouxeram consigo a problemática do aumento no volume de resíduos descartados de maneira incorreta na natureza, gerando problemas de ordem econômica, social e de saúde pública. Visto isso, há uma maior conscientização por parte das organizações no tocante a preservação ambiental e aos impactos associados ao processo produtivo e seu produto final. Partindo de pressões das partes interessadas, cresceu o interesse do setor privado na utilização de ferramentas do planejamento e gestão ambiental, assim, com a finalidade de praticar estratégias sustentáveis, buscar diferencial competitivo e reduzir custos, surge então a Análise do Ciclo de Vida. Utilizando-se dessa ferramenta, o trabalho objetivou identificar oportunidades de melhoria no desempenho ambiental de uma indústria de embalagens situada em João Pessoa/PB, bem como levantar dados quantitativos do fluxo de materiais e energia, identificar pontos críticos e comparar diferentes sistemas para diferentes categorias de impacto norteados pela NBR ISO 14040 e 14044 seguindo as etapas de definição do objetivo e escopo, análise do inventário, avaliação de impactos e interpretação dos resultados. Para modelagem do sistema e avaliação dos impactos foi utilizado a versão Demo do software Gabi v. 6, com um recorte gate to gate (portão a portão). A unidade funcional definida foi de 1 tonelada de produto final por estrutura analisada, sendo duas, correspondentes a diferentes sistemas de impressão. Quanto a metodologia para identificação de impactos ambientais foi utilizada o ReCipe – midpoint, obtendo resultados para as seguintes categorias de impacto: mudança climática, depleção de metal e depleção da água. Para os dois subsistemas analisados o de impressão Rotogravura se destaca de maneira significativa em todas as categorias de impacto analisadas, com contribuições 2,5, 89 e 2,5 vezes mais impactantes que as do subsistema flexografia nas categorias de mudança climática, depleção de metal e depleção de água, respectivamente. No subsistema Flexografia, apenas na categoria depleção de água foram gerados resultados referentes ao processo em si, enquanto nas outras, os valores estão associados exclusivamente ao consumo energético. Analisando de maneira isolada, no subsistema Rotogravura, o processo de preparação de cilindros se destacou em todas as categorias. Visto que, das categorias analisadas, boa parte dos impactos está relacionada com consumo energético dos processos, a implantação de programas como de eficiência energética, reaproveitamento interno e diminuição nas perdas podem ser práticas adotadas para diminuir a pegada ambiental da empresa e, consequentemente dos seus processos.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);Impressão Flexografia;Embalagens Flexíveis;Impressão Rotogravura;Desempenho ambiental da indústria de embalagens;Paraíba, Brasil
Citação: RODRIGUES, G. C. Avaliação do Ciclo de Vida de embalagens flexíveis em uma indústria na Paraíba. João Pessoa, PB: UFPB, Centro de Tecnologia, 2018. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso.
Fonte: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/24454/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20do%20Ciclo%20de%20Vida%20em%20Embalagens%20Flex%c3%adveis%20em%20uma%20In.pdf
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: RODRIGUES, G. C.
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Licença aberta, sem especificação de uso
Aparece nas coleções:Monografias
Arquivos associados a este item:


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.