Título: Avaliação do Ciclo de Vida e simulação termoenergética em unidade habitacional unifamiliar do Programa Minha Casa Minha Vida
Autor(es): MORAGA, G. L.
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Engenharia
Local: Porto Alegre
Data de publicação: 2017
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/251
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 161 p.
Resumo: Os edifícios são responsáveis por importantes impactos ambientais, principalmente, pelo seu longo ciclo de vida. Neste sentido, as edificações são potenciais redutoras de danos ambientais, já que as decisões sobre seu impacto podem ser feitas em projeto. No Brasil, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) produziu mais de dois milhões de unidades de habitação, sendo um importante gerador de impactos. Foram realizadas pesquisas avaliando impactos sociais, urbanísticos e arquitetônicos do PMCMV, entretanto ainda existe escassez de estudos avaliando os impactos ambientais dessas edificações. Esta pesquisa utiliza a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para quantificar os impactos ambientais potenciais de uma casa do PMCMV. A metodologia considera três fases, com referência no estudo de caso de uma casa térrea situada na região metropolitana de Porto Alegre (sul do Brasil). A Fase 1 quantifica o uso de energia através de simulação termo energética, testando envoltórias alternativas em comparação à original. A Fase 2 realiza a ACV preliminar, para verificar as contribuições de impacto mais relevantes em dois modelos selecionados. A Fase 3 desenvolve a ACV final com dados adaptados para a realidade brasileira. Os resultados demonstram que os impactos operacionais da edificação são os mais importantes ao longo do ciclo de vida de 50 anos, para as duas alternativas de envoltória avaliadas. Mesmo assim, os requerimentos incorporados da edificação podem representar impactos importantes, ultrapassando 40% em categorias como aquecimento global e depleção da camada de ozônio. O transporte de materiais de construção e matérias primas é um dos maiores causadores dos impactos incorporados. Além desse, a recorrência de manutenções mostra-se importante, assim como a durabilidade dos materiais de construção. A aplicação da ferramenta de ACV confirma sua importância como instrumento para a tomada de decisão, identificando processos mais relevantes na qualificação ambiental de edificações.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);Habitação de cunho social;Simulação termoenergética;Impacto ambiental;Edificação residencial
Citação: MORAGA, G. L. Avaliação do Ciclo de Vida e simulação termoenergética em unidade habitacional unifamiliar do Programa Minha Casa Minha Vida. Porto Alegre: UFRGS, Escola de Engenharia, 2017. 161 p. Dissertação de Mestrado.
Fonte: https://core.ac.uk/download/293601946.pdf
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: MORAGA, G. L.
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Licença aberta, sem especificação de uso
Aparece nas coleções:Dissertações
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
293601946_Moraga.pdf6,54 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.