Título: Levantamento e análise dos métodos de integração BIM-ACV para tomada de decisão no processo de projeto
Autor(es): QUEIROGA, T. B.
Editor: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Local: São Carlos, SP
Data de publicação: 2023
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/244
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 111 p.
Resumo: O setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem sido identificado como um dos principais agentes dos impactos ambientais. Dentro deste contexto, é necessário a adoção de novas estratégias que tornem o setor mais sustentável. Sendo assim, a integração entre as metodologias de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Building Information Modeling (BIM) tem se mostrado promissora no apoio à tomada de decisão no desenvolvimento de projetos de menor impacto ambiental. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo realizar o levantamento dos diferentes métodos de integração, avaliando suas potencialidades e limitações de aplicação e propondo diretriz gerais de aplicação ao longo do processo de projeto. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura visando desenvolver uma análise crítica do que já se foi estudado. Nessa análise crítica, foi possível perceber que os métodos desenvolvidos pelos autores analisados, a maior parte deles tratou de métodos práticos para integração BIM-ACV, utilizando estudos de caso para avaliar o que foi desenvolvido. Diversos bancos de dados foram utilizados como fonte de informações, assim como a adoção de mais de um para desenvolvimento de um método. Com esses estudos, construiu-se uma matriz avaliativa que contemplou as potencialidades e limitações dos métodos encontrados na literatura, possibilitando a elaboração de diretrizes de integração BIM-ACV com base nas abordagens mais recorrentes e em função das etapas de projeto. Dessa forma, para as etapas conceituais de projeto, com o objetivo apenas de nortear as primeiras tomadas de decisões, sugere-se uma abordagem que utiliza plug-ins prontos para a realização de uma rápida análise inicial. Já na etapa de projeto básico, é possível de se obter resultados mais precisos e, portanto, devem ser utilizados métodos mais assertivos em prol de melhorias na solução adotada. Assim, o uso de rotinas de programação visual com a exportação de quantitativos ou softwares de ACV com o modelo 3D são estratégias promissoras. Por último, no projeto executivo, devido ao alto nível de informações presentes, é o momento para buscar resultados ainda mais próximos da realidade, podendo serem utilizados para obtenção de certificações e selos ambientais. Assim, neste caso pode ser mantido a mesma estratégia da fase intermediária ou mesmo desenvolver plug-ins próprios dentro da interface do modelo. Todas as estratégias abordadas apresentam suas potencialidades e limitações, sendo suas aplicações viáveis em todos os tipos de projetos. Portanto, sugere-se para os trabalhos futuros a realização de estudos de caso que abordem ao longo do processo de projeto, as abordagens aqui definidas, de forma a avaliar a confiabilidade dos resultados.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);Integração BIM-ACV;Desempenho ambiental de edificações;Building Information Modeling (BIM)
Citação: QUEIROGA, T. B. Levantamento e análise dos métodos de integração BIM-ACV para tomada de decisão no processo de projeto. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, 2023. 111 p. Dissertação de Mestrado.
Fonte: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/17453/Defesa%20-%20Thaina%20Queiroga.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: QUEIROGA, T. B.
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Licença aberta, sem especificação de uso
Aparece nas coleções:Dissertações
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Defesa - Thaina Queiroga.pdf1,64 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.