Título: Análise da fundamentação da avaliação do ciclo de vida consequencial.
Autor(es): MUNIZ, V. C. F.
Editor: USP, Escola Politécnica
Local: São Paulo
Data de publicação: 2012
Identificador: https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-12092012-155652
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/237
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 73 p.
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado da análise sobre o novo foco da ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): a ACV consequencial. O método convencional da ACV - ACV atribucional - tem sido criticado pelo fato de não suportar decisões baseadas em cenários futuros. Como resposta a esta deficiência, a ACV consequencial surge como uma proposta a um método mais apropriado que avalia consequências ambientais futuras provocadas pelo uso do produto em estudo. O enfoque consequencial apresenta uma abordagem nova da ACV; ainda existem visões distintas e, algumas vezes, divergentes desta abordagem na comunidade internacional da ACV, seja na área acadêmica, seja fora dela. Neste trabalho são apresentadas e discutidas as diferenças, limitações, vantagens e desvantagens entre essas duas ferramentas. Foi possível observar que na realização de um estudo de ACV de um produto ou serviço, a definição do objetivo e escopo do estudo é fundamental para a escolha de qual enfoque da ACV será aplicado. Observou-se, também, que há limitações metodológicas tanto para a ACV atribucional como para a ACV consequencial. No caso da ACV atribucional, por exemplo, há incertezas com relação à escolha subjetiva do método de alocação de coprodutos. Já no caso da ACV consequencial, os resultados podem ser mais sensíveis e mais suscetíveis a incertezas devido às inclusões de estudo da tendência e projeções do mercado para a escolha dos dados e tecnologias marginais, e para a previsão de dados.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);ACV consequencial;ACV atribucional
Citação: MUNIZ, V. C. F. Análise da fundamentação da avaliação do ciclo de vida consequencial. São Paulo: USP, Escola Politécnica, 2012. 73 p. Dissertação de Mestrado.
Fonte: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-12092012-155652/publico/Dissertacao_VivianCarolinaFerreiraMuniz.pdf
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: MUNIZ, V. C. F.
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Licença aberta, sem especificação de uso
Aparece nas coleções:Dissertações
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_VivianCarolinaFerreiraMuniz.pdf1,09 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.