Título: BIM na avaliação do ciclo de vida de edificações: revisão da literatura e estudo comparativo
Autor(es): BARROS, N. N.
SILVA, V. G. da
Editor: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Local: Campinas, SP
Data de publicação: 2016
ISSN: ISSN 1980-6809
Identificador: http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i2.8645401
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/222
Tipologia documental: Artigo
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: p. 89-101.
Resumo: A necessidade da redução do consumo de energia elétrica e de emissão de GHGs (GreenHouse Gases) já é consensual. Sabe-se que edifícios consomem quantidades significativas de energia, além de emitirem grandes quantidades de GHGs. Devido a essa enorme influência sobre a sociedade, é fundamental para arquitetura e construção estar consciente do seu impacto, e desenvolver ferramentas eficazes que são capazes de medir a origem e a possível redução destes impactos, com o uso da avaliação do ciclo de vida de edificações (ACV) aliada ao Building Information Modeling(BIM). Este artigo fornece uma contribuição teórica no campo de integração de BIM e avaliação de ciclo de vida (ACV). A revisão de literatura evidencia que as publicações no tema BIM/ACV concentram-se no desenvolvimento e no melhoramento das ferramentas computacionais para auxiliar a ACV nas fases de projeto e de construção de edificações. São poucas as contribuições que tratam do processo de trabalho. Para contribuir no preenchimento desta lacuna de conhecimento, este artigo analisa o impacto potencial trazido pela adoção de BIM na ACVda perspectiva de processo, tecnologia associada e informação trocada. O método compõe-se de uma revisão sistemática de literatura(RSL), seguida da análise de fluxos de trabalho de avaliação tradicional de energia e emissão de GHGs incorporadas no ciclo de vida comparativamente ao fluxo de trabalho mediado por BIM. A RSLidentificou lacunas e tendências de pesquisa, e embasou a elaboração de fluxos de trabalho analisados. Da análise comparativa depreendeu-se que a adoção de BIMno fluxo de trabalho de avaliação de energia incorporada e emissão de GHGs no ciclo de vida de edificações, tem impacto variado no processo de projeto e alto impacto na coleta de dados. A principal vantagem do uso de BIM na ACV é a sua capacidade de otimizar o processo, auxiliar a tomada de decisão durante toda a evolução do projeto e instigar a convergência para uma solução otimizada.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);Building Information Modeling (BIM);Ciclo de vida de edificações;Avaliação de energia incorporada;Emissão de GHGs;Produção científica
Citação: BARROS, N. N.; SILVA, V. G. da. BIM na avaliação do ciclo de vida de edificações: revisão da literatura e estudo comparativo. Pesquisa em Arquitetura e Construção, v.7, n.2, jun. 2016, p. 89-101.
Fonte: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8645401/14725
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: BARROS, N. N.
SILVA, V. G. da
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Licença aberta, sem especificação de uso
Aparece nas coleções:Artigos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulaphc,+03+8645401-19467-7-ED.pdf1,09 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.