Título: Inventário do ciclo de vida do metanol para as condições brasileiras.
Autor(es): CAMARGO, A. M. de
Editor: USP, Escola Politécnica
Local: São Paulo
Data de publicação: 2007
Identificador: https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-07012008-175208
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/186
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 117 p.
Resumo: A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta de gestão ambiental que permite avaliar os aspectos ambientais e impactos potenciais associados a um produto, analisando diversas etapas que vão desde a extração de matérias-primas da natureza que adentram no sistema produtivo (berço), até a disposição do produto final no meio ambiente (túmulo). O conjunto organizado dos aspectos ambientais do produto estudado é chamado de inventário de ciclo de vida, sendo constituído por valores referentes a consumo energético, emissões atmosféricas, efluentes líquidos e resíduos sólidos, entre outros. O Grupo de Prevenção da Poluição (GP2) do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, utilizando a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), propõe-se ao estudo do desempenho ambiental do biodiesel, combustível produzido a partir de óleos vegetais e álcoois primários de cadeias curtas como o metanol. Portanto, além de contribuir para a execução da ACV do biodiesel, a realização do inventário de ciclo de vida do metanol para as condições brasileiras, proposto neste trabalho, possibilitará a ampliação do banco de dados de ACV no Brasil e no mundo, sendo igualmente utilizado em diversas análises de desempenho ambiental nas quais o metanol esteja inserido. Devido a dificuldade em se coletar dados primários diretamente dos fabricantes, este trabalho adota algumas considerações e hipóteses com o intuito de complementar os dados nacionais não disponíveis por dados secundários, concretizando assim o inventário final. Os resultados do inventário foram confrontados com os resultados oriundos de um modelo simplificado construído a partir da base de dados Ecoinvent, sendo posteriormente comparados e discutidos. Em uma análise simplificada do inventário, podemos concluir que o aspecto ambiental referente ao consumo energético se sobressai perante os demais aspectos devido principalmente em virtude da utilização do gás natural como fonte de energia, refletindo assim em outras categorias de aspectos, como emissões atmosféricas, por exemplo.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);Gás natural;Gestão ambiental;Inventário do ciclo de vida (ICV);Metanol
Citação: CAMARGO, A. M. de. Inventário do ciclo de vida do metanol para as condições brasileiras. São Paulo: USP, Escola Politécnica, 2007. 117 p. Dissertação de Mestrado.
Fonte: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-07012008-175208/publico/Dissertacao_Andre_Camargo_Ed_Revisada.pdf
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: CAMARGO, A. M. de
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Aparece nas coleções:Dissertações
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Andre_Camargo_Ed_Revisada.pdf549,64 kBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.