Título: Serviço social e meio ambiente: a contribuição do Assistente Social em Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
Autor(es): Moreira, Inês da Silva
Editor: Universidade Estadual Paulista
Local: Franca, São Paulo
Data de publicação: 2013
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/128
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 167 p.
Resumo: O desvendamento da realidade que permeia os movimentos atuais no mundo global, e naturalmente no Brasil, indica a quebra de paradigmas e de olhares restritos sobre variáveis pétreas na constituição de uma sociedade mais equânime, com padrão de vida digno e ativa participação nos movimentos em busca de seus direitos de sustentabilidade. Também, a expectativa do social volta-se no sentido de ser meritória do empenho de equipes multidisciplinares, onde a interlocução entre os diferentes profissionais seja capaz de privilegiar a sua participação na vida democrática do país e com honradez cidadã. A atuação do profissional de Serviço Social, nas diversas esferas do país, mostra-se fundante quando da formação de equipes voltadas a projetos de cunho sócio-econômico-ambiental. A pergunta formulada e que é a hipótese a ser comprovada da tese é “se o assistente social está contribuindo, de modo diferenciado e positivo, nas ações socioeducativas para a recuperação e preservação ambiental num dos Projetos de Trabalho Técnico Social – PTTS do Abastecimento de Água do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento. A pesquisa de tese foi aplicada em Sumaré, no estado de São Paulo, no período de 2008 a 2011 e é emblemático para dar significação à afirmativa, ratificando-a através da fala dos sujeitos entrevistados e que integram um dos projetos de saneamento básico, focado na distribuição d`água tratada à população da periferia daquela cidade. Três eixos teóricos foram trabalhados e vários autores visitados, com o objetivo de mostrar o amplo espectro de atividades potenciais do assistente social, como ator diferencial nas categorias de crescimento e de desenvolvimento, da reificação do sentido de sustentabilidade e do compromisso social nela contido e, das ações de intervenção, em especial as educativas, que aquele profissional tem qualificação de realizar. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental, de observação participante e foi usada a técnica de entrevista junto aos profissionais vinculados àquele projeto. O envolvimento da comunidade local, que foi assumindo gradativamente seu papel norteada pelos atores do projeto, demonstra que há um longo caminho a ser percorrido, mas que o mesmo existe e começa a ser trilhado.
Assunto : Serviço social;Meio ambiente;Programa de Aceleração do Crescimento
Citação: MOREIRA, Inês da Silva. Serviço social e meio ambiente: a contribuição do assistente social em programa de aceleração do crescimento – PAC, 2013. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2013.
Fonte: https://www.franca.unesp.br/Home/Pos-graduacao/ServicoSocial/ines-da-silva-moreira.pdf
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Inês da Silva Moreira
Aparece nas coleções:Teses
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.