Título: Administração e gestão social : aspectos dimensionais do desenvolvimento sustentável em municípios sergipanos
Autor(es): Bitencourt, Daniela Venceslau
Editor: Universidade Federal de Sergipe
Local: São Cristóvão, Sergipe
Data de publicação: 2015
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/127
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 113 p.
Resumo: Os esforços empreendidos pelos setores público, privado e terceiro setor para o desenvolvimento local sustentável tem sido, via de regra, concentrada nos indice do desenvolvimento e no interesse crescente do uso de indicadores como uma forma de atender aos interesses locais, diminuir a pobreza e atender as necessidades básicas dos seus munícipes. As gestões municipais necessitam ampliar o debate sobre as responsabilidades dos municípes no processo participativo de tomada de decisões de modo a promover o bem-estar social e no desenvolvimento local sustentável. Neste aspecto, a presente tese objetiva analisar o papel da gestão social como promotora do desenvolvimento local sustentável e, para tanto buscou-se calcular os índices de desenvolvimento sustentável dos municípios sergipanos; avaliar os níveis de sustentabilidade entre as dimensões (social, demográfica, economica, político-institucional, ambiental e cultural) de cada município; apresentar um panorama da situação dos niveis de sustentabilidade entre os municípios no Estado de Sergipe; explicar a gestão social na promoção do desenvolvimento local sustentável. Para a concretização dessa trajetória de pesquisa fez-se a opção pelo método dialetico e pelo método comparativo cruzando os dados obtidos por meio do cálculo dos indices de desenvolvimento sustentável entre os municipios os seus pontos de extrangulamentos entre as dimensões mediante o cruzamento das variaveis extraídas das informações encontradas: no IBGE; no SNIS; no DATASUS; no FEINBRA; no PNUD e outros sites de dominio público sobre a situação de cada município. Conclui-se, portanto, que a participação dos munícipes é condição sine qua nom na tomada de decisões e na obtenção do desenvolvimento local sustentável e como um desafio para os gestores que atuam na perspectiva da gestão social para além das suas competências administrativas desenvolver ação multidimensional que implique recursos, geração de cultura, renda e emprego para todos, ação educacional e ambiental, prevenção a saúde pública; organização comunitária, colaboração interinstitucional, parcerias entre público e privado de modo coletivo e com responsabilidade social.
Assunto : Meio ambiente;Desenvolvimento sustentável;Serviço social;Gestão social
Citação: BITENCOURT, Daniela Venceslau. Administração e gestão social : aspectos dimensionais do desenvolvimento sustentável em municípios sergipanos. 2015. Tese (Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2015.
Fonte: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4045
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Daniela Venceslau Bitencourt
Aparece nas coleções:Teses
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.