Título: Sustentabilidade e valoração de serviços ecossistemicos no espaço rural do municipio de Araras, SP
Título(s) alternativo(s): Sustainability and ecosystem services valuation in rural areas of the municipality of Araras, SP, Brazil
Autor(es): Tôsto, Sergio Gomes
Editor: Universidade Estadual de Campinas
Local: Campinas, São Paulo
Data de publicação: 2010
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/114
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 217 p.
Resumo: A população do planeta é totalmente dependente dos seus ecossistemas e dos serviços que eles oferecem e a capacidade do planeta para suportar a sua diversidade de espécies, incluindo a humana, é grande, mas essencialmente limitada. A questão ambiental freqüentemente tem sido discutida sob uma estratégia baseada no conceito de serviços ecossistêmicos e a valoração dos serviços ecossistêmicos deve ser vista como uma ferramenta imprescindível na organização das informações visando tanto o processo direto de tomada de decisão quanto o fornecimento de subsídios na formulação de políticas públicas que contribuem para a gestão sustentável dos recursos ambientais. Esta tese foi desenvolvida no município de Araras, SP com forte tradição de exploração agropecuária. No município a utilização quase que predominante de uso intensivo de insumos e uma ampla mecanização agrícola bem como desmatamento excessivo já apontam para a presença de sérios problemas ambientais, onde este cenário pode representar uma situação de insustentabilidade ambiental e colocar em risco a oferta de serviços ecossistêmicos. Diante deste quadro esta tese pretende responder as seguintes questões: (i) A ocupação das terras do município de Araras é efetuada de forma sustentável? Qual o efeito ou impacto da ocupação das terras nos serviços ecossistêmicos e o correspondente valor econômico no município de Araras?. Metodologicamente utilizou-se o conceito de escala sustentável preconizado pela Economia Ecológica, estabelecendo-se a capacidade de uso das terras do município e definiu-se um Índice de Sustentabilidade Ambiental com o auxílio da MCDAC - Método Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista utilizando-se o software MMacbeth. Utilizou-se também métodos de valoração da Economia Ambiental para quantificar e valorar os serviços ecossistêmicos das matas ciliares; seqüestro de carbono pelo solo, pelas raízes e fitomassa; perda de água superficial por escoamento e serviços ecossistêmicos de provisão (produção). Formam estabelecidos três cenários definidos como (i) uso atual das terras; (ii) uso atual das terras com recuperação das APP’s – Áreas de Proteção Permanente e (iii) uso das terras em conformidade com a capacidade de uso e recuperação das APP’s e Reserva legal. Para cada atividade foi definido um índice de sustentabilidade e com base neste foi definido um índice de sustentabilidade para os três cenários. Os resultados apontam uma melhora no índices de sustentabilidade dos cenários a medida que se caminha do cenário um para o cenário três. Economicamente também há um aumento no valor dos serviços ecossistêmicos com exceção do cenário três devido a uma grande perda de serviços ecossistêmicos de provisão. Concluindo este trabalho mostra que embora os serviços ecossistêmicos tenham sidos quantificados de uma forma reducionista fica evidente a importância de se considerá-los na formulação de políticas públicas ambientais.
Assunto : Desenvolvimento sustentável;Análise multicritério;Valoração ambiental
Citação: TÔSTO, S. G. Sustentabilidade e valoração de serviços ecossistemicos no espaço rural do municipio de Araras, SP. 2010. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
Fonte: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/615858
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Sergio Gomes Tosto
Aparece nas coleções:Teses
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.