Título: Desenvolvimento e organização empresarial sustentável: responsabilidade legal e o impacto do consumo consciente
Autor(es): Andrade, Dostoievsky Ernesto de Melo
Editor: Centro Universitário de João Pessoa
Local: João Pessoa, Paraíba
Data de publicação: 2017
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/106
Tipologia documental: Dissertações
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 263 p.
Resumo: A expansão da crise socioambiental denota a necessidade de que uma mudança de paradigma envolvendo novos saberes, práticas e conjuntura concilie seus vetores sobre metas de desenvolvimento em conformidade com os princípios que regem a sustentabilidade. Com efeito, a noção de sustentabilidade amplia seu espectro para dimensões que envolve a proteção ao meio ambiente, a própria economia e o amparo social. As organizações empresariais assumem uma relevante contribuição no alcance dos objetivos do desenvolvimento. Neste sentido, o Direito com os instrumentos de comando e controle e princípios norteadores que impulsionam o equilíbrio e justiça social passa a promover a construção da sustentabilidade como elemento da cultura vislumbrando um futuro sustentável. O presente trabalho centra seu objeto na participação das empresas no fomento de uma política de gestão que adote as premissas da racionalidade ambiental e responsabilidade social, a contribuição legal no impulso em acolher este modelo e o papel do consumidor consciente como centro de um movimento que procura reordenar a estrutura dos processos produtivos com a finalidade de superar a crise socioambiental e assim equalizar os padrões do progresso econômico na construção de uma identidade sustentável. A metodologia empregada para este estudo tem por base o método hipotético-dedutivo, dialético. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, utilizando a articulação de marcos teóricos reunidos nos entendimentos apregoados pela doutrina, artigos, periódicos, e revistas científicas eletrônicas. A pesquisa revela que o modelo sustentável empregado por organizações são movidas por pressões social e legal , no entanto estas ações estão mais relacionadas com a necessidade de se impor no mercado competitivo em função do maior reconhecimento social das empresas que possuem a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável e as mudanças culturais e de consciência coletiva principalmente no campo do consumo consciente. Conclui-se que o ideal sustentável requer que uma complexa rede de dimensões no campo econômico, ambiental, político, jurídico científico e cultural venha combater os efeitos lesivos da crise socioambiental com reforço decisivo de uma gestão empresarial responsável em parceria com políticas publicas de desenvolvimento do Estado, com o Direito incrementando sanções premiais e a sociedade modificando seus padrões de consumo.
Assunto : Sustentabilidade;Empresa;Responsabilidade socioambiental
Citação: ANDRADE, Dostoievsky Ernesto de Melo. Desenvolvimento e organização empresarial sustentável: responsabilidade legal e o impacto do consumo consciente. 2017. Dissertação (Mestrado em direito) – Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa, 2017.
Fonte: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/2208
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Dostoievsky Ernesto de Melo Andrade
Aparece nas coleções:Dissertações
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.