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dc.contributor.advisorMiziara, Alexandre Jorge-
dc.contributor.authorSchlenner, Silvano dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-19T12:57:41Z-
dc.date.available2024-01-19T12:57:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSCHLENNER, Silvano dos Santos. Sustentabilidade social: modismo ou necessidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdlis.ibict.br/handle/lis/86-
dc.description.abstractNos anos 70, ao perguntarmos a qualquer pessoa sobre sustentabilidade social, um percentual esmagador das respostas seria: trata-se de tema passageiro ou modismo, visão de ativistas e ecologistas, isto implica muito pouco na forma de vida do ser humano. Atualmente, as discussões sobre o tema estão cada vez mais presentes no dia-a-dia do cidadão comum, organizações empresariais e governamentais, tendo como foco principal a necessidade de um comprometimento explícito para o tema. Esta pesquisa tem por objetivo principal apresentar um estudo com o intuito de verificar a sensibilização, desenvolvimento e interesse das organizações e principalmente no cidadão comum, na prática pelo assunto, tendo como alvo a demonstração de suas necessidades, participações e responsabilidades. De início contou-se com a análise de 24 famílias moradoras de uma quadra considerada como um condomínio, e duas empresas de médio a grande porte, estando uma iniciando os projetos sustentáveis e outra já com uma série de projetos desenvolvidos, sendo que todos mantiveram-se até a conclusão. Observação e conversas informais foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. A revelação através da análise dos dados identificou que, embora haja uma certa cobrança por parte dos clientes e da sociedade, e consequentemente uma pressão sobre as organizações, estas tem muita dificuldade para implantar os processos; a sustentabilidade muitas vezes conflita com o desempenho financeiro; entre os cidadãos, embora muito se fale e a maioria concorde com os aspectos da sustentabilidade, na pratica muito pouco é realizado, e as ações realizadas na sua maioria são as impostas pelos condomínios ou pelas organizações governamentais e locais de trabalho. Tendo em vista os resultados acima, fica notória a lacuna existente entre a necessidade e o modismo, ou seja, na prática as ações concretas realizadas em prol da sustentabilidade são de longe superadas pelo modismo e praticidade do dia a dia, que na sua maioria são impostas por grandes organizações que visam crescimento acima de tudo. Assim, este estudo destaca a necessidade de reflexão, conscientização e prática de ações, principalmente de forma individual, ou seja, partindo de cada cidadão para que possa haver o crescimento e o desenvolvimento da sustentabilidade de forma consistente e não apenas utilizada como marketing e certificação.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:pt-brpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.sourcehttps://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19447pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectVida sustentávelpt_BR
dc.subjectSustentabilidade socialpt_BR
dc.titleSustentabilidade social: modismo ou necessidadept_BR
dc.title.alternativeSocial sustainability: fad or needpt_BR
dc.typeMonografiaspt_BR
dc.rights.holderSilvano dos Santos Schlennerpt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.locationCuritiba, Paranápt_BR
dc.description.physical26 p.pt_BR
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