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dc.contributor.advisorMunck, Luciano-
dc.contributor.authorDias, Bárbara Galleli-
dc.date.accessioned2024-01-10T02:07:52Z-
dc.date.available2024-01-10T02:07:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDias, Bárbara Galleli. A análise da validade da sustentabilidade ambiental enquanto uma competência organizacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sustentabilidade) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdlis.ibict.br/handle/lis/48-
dc.description.abstractO principal objetivo desta dissertação envolve a análise da validade da sustentabilidade ambiental enquanto uma competência componente da sustentabilidade organizacional. Para alcançá-lo, estabeleceu-se três objetivos específicos: identificar as bases conceituais e práticas da sustentabilidade, em específico, da sustentabilidade ambiental em contexto organizacional; descrever e justificar a vinculação da teoria da competência e do agir organizacional com a sustentabilidade ambiental; e, estabelecer e aplicar em contexto empírico as bases para análise da validade empírica da sustentabilidade sustentabilidade ambiental em contexto organizacional. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, orientada por uma abordagem objetivista, exploratória e transversal. Os procedimentos metodológicos delineiam-se em duas principais etapas. A primeira etapa teve como estratégia a pesquisa teórica cujo procedimento técnico foi a revisão bibliográfica. Na segunda, empregou-se um instrumento para validação tomando três organizações como unidades de análise. Os dados foram obtidos via documentos, grupo de foco e entrevistas focalizadas. Estes foram analisados a partir da triangulação de métodos, partindo-se da análise documental e análise de conteúdo. Partindo do framework representativo dos processos necessários ao acontecimento da sustentabilidade organizacional (FRASOR), de Munck, Munck e Borim-de-Souza (2011b), nele foram feitos complementos teóricos, por meio da atribuição da coerência externa, da definição de entregas para os componentes do framework e da elaboração de um ciclo de aprendizagem para a formação de competências da sustentabilidade ambiental. Na etapa empírica, utilizou-se da adaptação de um ciclo interligado de validação qualitativa, que envolve cinco etapas: definição constitutiva e operacional; validade de construto (a qual envolve as validades de conteúdo e de face, e confiabilidade) e validade preditiva. A análise a partir do ciclo permitiu conceder empiricamente validade à sustentabilidade ambiental enquanto competência da sustentabilidade organizacional. Como em um "efeito cascata", a confirmação de uma categoria ratifica a outra. Assim as discussões teóricas, constatações, confirmações apresentadas ao longo da dissertação e as respostas aos objetivos específicos, confluiram na aferição da validade objetivada. Por fim, esta dissertação promove avanços frente ao já existente e oferece novas alternativas para se tratar a gestão da sustentabilidade ambiental nas organizações, pois aprimora a compreensão do fenômeno por meio da reflexão crítica do que já se tem explorado e a aproximada realidade da gestão organizacional.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:pt-brpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.sourcehttp://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000182003-
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectAspectos ambientaispt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleA análise da validade da sustentabilidade ambiental enquanto uma competência organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe analysis of the validity of environmental sustainability as a organizational competence-
dc.typeDissertaçõespt_BR
dc.rights.holderBárbara Galleli Diaspt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUELpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Estudos Sociais Aplicadospt_BR
dc.locationLondrinapt_BR
dc.description.physical224 p.pt_BR
dc.description.abstractenThe main objective of this thesis involves the analysis of the validity of environmental sustainability as a competency component of organizational sustainability. To reach it, it was establiched three specific objectives: to identify the conceptual and practical foundations of sustainability, in particular environmental sustainability in organizational context, to describe and justify the linking of theory of organizational competence and theory of organizational acting to environmental sustainability, and to establish and apply at empirical context the basis for analysis of the empirical validity of sustainability environmental sustainability in organizational context. The research is characterized as qualitative, guided by an objectivist approach, exploratory and transversal. The methodological procedures are outlined in two main steps. The first step had as strategy a theoretical research which technical procedure was the literature review. In the second step, it was used a tool for validation taking three organizations as units of analysis. Data were obtained via documents, focus group, and focused interviews. These datas were analyzed based on the triangulation of methods, starting from the document analysis and content analysis. Based on the representative framework of the processes necessary to the event's organizational sustainability (FRASOR), of Munck, Munck and Borim-de-Souza (2011b), in it were made theoretical complements through the assignment of external coherence, defining deliverables for framework components and the development of a learning cycle skills for environmental sustainability. In the empirical stage, it was used the adaptation of a interconnected cycle of qualitative validation, which involves five steps: operational and constitutive definition; construct validity (which involves the validity of content, validity of face, and reliability) and predictive validity. The analysis from the cycle allowed to empirically grant the valid of environmental sustainability while a competence of organizational sustainability. As in a "cascade effect", confirming a category confirmed the other. Thus, the theoretical discussions, findings, confirmations presented throughout the dissertation and responses to specific objectives, converged in gauging the validity objectified. Finally, this dissertation promotes advances against the existing and provides new alternatives for addressing the management of environmental sustainability in organizations, it enhances the understanding of the phenomenon by means of critical reflection of what has already been explored and approximate reality of organizational management.pt_BR
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