Título: Modelo de avaliação da sustentabilidade socio ambiental
Autor(es): Saldanha, Eduardo Ercolani
Editor: Universidade Federal de Santa Catarina
Local: Santa Catarina
Data de publicação: 2007
URI: https://bdlis.ibict.br/handle/lis/44
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 122 p.
Resumo: A obra que você tem em mãos extrapola a proposta de ser um guia “sem qualquer pretensão de ficar completo” e funciona como uma caminhada para aprofundar os conhecimentos e se buscar elementos representativos para a realização de uma análise espacial. Uma das dificuldades mais importantes, relacionada ao exercício das atividades de avaliação ambiental, é o entendimento da dinâmica do ambiente com o qual se trabalha. Diversos estudos vêm sendo elaborados no campo do desenvolvimento sustentável, inclusive no que diz respeito a metodologias e ferramentas de avaliação da sustentabilidade dos processos de ocupação territorial. Entretanto, a baixa correlação dos dados disponíveis a respeito das realidades social, econômica, ecológica, política, ambiental e institucional dos municípios brasileiros com os princípios da gestão integrada tem dificultado a confecção de planos e programas de planejamento ambiental que incorporem as demandas comunitárias prementes. Neste sentido, foi realizada uma ampla pesquisa a respeito dos indicadores de desenvolvimento sustentável utilizados pelas Nações Unidas e seus correspondentes a nível nacional, estadual e municipal, buscando-se a compreensão do seu significado e de sua aplicação junto aos atores envolvidos no processo de adequação do novo plano diretor do município de Garopaba, SC. Como resultado deste processo, apresenta-se um modelo de avaliação da sustentabilidade socioambiental fundamentado no que é efetivamente medido, através da identificação dos indicadores dos fatores de causalidade de pressão, estado e resposta de governança que, melhor representam as circunstâncias observadas no município. Estima-se que esta proposta possa fomentar a integração intersetorial e interinstitucional no município de Garopaba e orientar o processo de tomada de decisão na busca de objetivos e metas comuns.
Assunto : Desenvolvimento sustentável;Indicadores socioambientais;Tomada de decisão
Citação: SALDANHA, Eduardo Ercolani. Modelo de Avaliação da Sustentabilidade Socioambiental. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2007.
Fonte: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90499
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: Eduardo Ercolani Saldanha
Termos de uso dos direitos autorais: O Repositório Institucional da UFSC é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a Licença Creative Commons: Atribuição-Não Comercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR)
Aparece nas coleções:Teses
Arquivos associados a este item:


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.