Perspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidade
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.rights.license | O conteúdo do artigo pode ser utilizado sob a licença CC BY-NC 4.0, exceto quando indicado de outra forma. | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Cruz, Tânia Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Araújo, Ana Maria Carvalho Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T14:37:25Z | - |
dc.date.available | 2024-01-09T14:37:25Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ana Maria Carvalho Barbosa de. Perspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidade. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://bdlis.ibict.br/handle/lis/42 | - |
dc.description.abstract | O Quilombo Mesquita é considerado uma comunidade negra rural remanescentes de quilombos, onde procuram reafirmar sua identidade valorizando a cultura de seus antepassados, recriando e passando os conhecimentos para as futuras gerações. O objetivo geral deste trabalho consistiu em agrupar esses conflitos territoriais, analisar as perspectivas dessa comunidade perante as ações de educação ambiental e sustentabilidade, mostrando como a educação ambiental já se faz presente na utilização do cerrado e nos ensinamentos e valores repassados para a sociedade. Os objetivos específicos foram o registro das ações de Educação Ambiental no Quilombo Mesquita, debates sobre a temática ambiental na perspectiva de territórios tradicionais e a aplicação da educação ambiental nas diferentes relações com o território e identidade. O método de pesquisa foi pesquisa exploratória, com a abordagem qualitativa e seus instrumentos foram análise bibliográfica, análise de estudos já feitos sobre o Quilombo Mesquita e outras comunidades quilombolas brasileiras. Educação ambiental aplicada nos territórios tradicionais evidenciam a importância do diálogo dentro da construção da identidade ambiental. Entender e identificar o contexto territorial e socioambiental são importantes mecanismos para fortalecer o processo ambiental, além de outras ferramentas como a mediação, produção dos saberes para a transformação humana e social. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt-br | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.source | https://bdm.unb.br/handle/10483/33228 | - |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conflito socioambiental | pt_BR |
dc.subject | Quilombos | pt_BR |
dc.title | Perspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidade | pt_BR |
dc.type | Monografias | pt_BR |
dc.rights.holder | Ana Maria Carvalho Barbosa de Araújo | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.location | Brasília | pt_BR |
dc.description.physical | 42 f. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Araujo Ana Maria_Perspectivas da Comunidade Quilombola Mesquita - GO sobre a educação ambiental e promoção da sustentabilidade.pdf | 12,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.