Sustentabilidade ou sustentabilidades? A conceituação do termo pelos pesquisadores em educação ambiental
Título: | Sustentabilidade ou sustentabilidades? A conceituação do termo pelos pesquisadores em educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Sustainability or kinds of Sustainability? The conceptualization of the term by researchers in environmental education |
Autor(es): | Matta, Caroline Rodrigues da |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande |
Local: | Rio Grande |
Data de publicação: | 2013 |
URI: | https://bdlis.ibict.br/handle/lis/30 |
Tipologia documental: | Dissertações |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt-br |
Descrição física: | 102 p. |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande teve por objetivo compreender como alguns reconhecidos educadores ambientais que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação conceituam sustentabilidade e como incorporam esta temática em suas pesquisas. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED), durante a 34a Reunião Anual, em 2012. A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. O estabelecimento do diálogo com os dados empíricos circunscreveu-se em torno de autores como Loureiro, Leff, Tristão, Carvalho, entre outros. A partir da análise de dados emergiram as categorias finais relativas às concepções dos pesquisadores colaboradores da pesquisa sobre a temática da sustentabilidade: 1. O paradigma da sustentabilidade: construção de sociedades sustentáveis; 2. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; 3. O advento de diferentes relações sociais, políticas e culturais. Ficou evidenciado que os pesquisadores abordam a sustentabilidade como um tema transversal e polissêmico, cuja discussão é imprescindível no atual cenário mundial, por trazer, em seu bojo, a emergência de outras e diferentes formas de relações embasadas em aspectos socioambientais. Imbricada ao debate sobre sustentabilidade emerge a necessidade de se repensar o atual modelo econômico bem como o desenvolvimento de sociedades sustentáveis que tenham como finalidade uma maior preocupação ambiental. Portanto, pensar a sustentabilidade, superando a teia de dominação que o sistema econômico impõe sobre as sociedades, é criar a possibilidade de novas relações, de outras formas de apropriação da natureza, de uma vida diferente em direção não som. |
Assunto : | Sustentabilidade;Educação ambiental;Sociedades Sustentáveis |
Citação: | MATTA, Caroline Rodrigues. Sustentabilidade ou sustentabilidades? A conceituação do termo pelos pesquisadores em educação ambiental. 2013. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
Fonte: | https://www.repositorio.furg.br/handle/123456789/11371 |
Acesso à informação: | Acesso Aberto |
Detentor dos direitos autorais: | Caroline Rodrigues da Matta |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.