Título: Avaliação do ciclo de vida na construção civil: um estudo de berço ao portão em uma olaria de cerâmica vermelha
Autor(es): CARVALHO, C. C. A.
Editor: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
Local: Pau dos Ferros, RN
Data de publicação: 2018
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/284
Tipologia documental: Monografias
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt-br
Descrição física: 60 p.
Resumo: A cadeia produtiva da construção civil possui grande representatividade para a economia brasileira. No tocante ao setor de produção de materiais para a construção civil, a cerâmica vermelha é destaque, sendo composta principalmente por empresas de pequeno e médio porte, difundidas por todo o país. No entanto, a ação desse setor gera impactos ambientais que estão atrelados desde o início da produção até o desmonte e descarte final. Um exemplo de empresa de pequeno porte ligada a produção de materiais para a construção civil, principalmente no segmento da cerâmica vermelha, é a cerâmica em estudo que está interior do semiárido-Brasil. A empresa produz blocos vazados de cerâmica vermelha, e trabalha também com venda de areia e arisco. A atuação dessa olaria na região pode estar ocasionando impactos ambientais. Desse modo, objetivo principal dessa pesquisa é investigar os impactos ambientais e sociais do processo de fabricação de blocos cerâmicos na olaria em estudo. Para tanto, a pesquisa adquire uma abordagem de dados semi-quantitativa e qualitativa. Os instrumentos metodológicos adotados foram: levantamento teórico metodológico, visita in loco, aplicação de questionário, ACV e estudo de berço ao portão. A partir desses instrumentos pode-se desenvolver o inventário do ciclo de vida do berço ao portão, que permitiu a estimativa dos potenciais de impactos ao meio ambiente e a saúde e segurança do trabalho. Logo, verifica-se que apesar do uso de equipamentos mecânicos a produção na cerâmica em estudo possui um perfil artesanal o que contribui para a ausência de controle tecnológico. Dessa forma, os impactos com maior potencial observados na produção de cerâmica foram a degradação do solo, dos rios, da flora e da fauna da área da jazida, o consumo excessivo de lenha como fonte de energia, que pode estar associada ao desmate irregular de vegetação nativa, poluição sonora causada pelo uso de equipamentos geradores de ruídos que põem em risco a saúde e segurança dos colaboradores, e as emissões atmosféricas.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);Olaria de cerâmica vermelha;Construção civil;Impacto ambiental de olaria;Fabricação de blocos cerâmicos;Impacto social de construções;Estudo do berço ao portão;Semiárido, Brasil
Citação: CARVALHO, C. C. A. Avaliação do ciclo de vida na construção civil: um estudo de berço ao portão em uma olaria de cerâmica vermelha. Pau dos Ferros, RN: UFERSA, Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, 2018. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso.
Fonte: https://repositorio.ufersa.edu.br/server/api/core/bitstreams/f30df98c-d67c-44bf-8a20-2fe652ff23cb/content
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: CARVALHO, C. C. A.
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Aparece nas coleções:Monografias
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla CarolineAC_MONO.pdf1,35 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.