O uso da Análise de Ciclo de Vida (ACV) nas políticas públicas: condicionantes e estratégias de implementação da ACV no Brasil
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.rights.license | Termo::Licença aberta, sem especificação de uso | pt_BR |
dc.contributor.author | COELHO FILHO, O. | - |
dc.contributor.author | SACCARO JUNIOR, N. L. | - |
dc.contributor.author | LUEDEMANN, G. | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T16:14:00Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T16:14:00Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | COELHO FILHO, O.; SACCARO JUNIOR, N. L.; LUEDEMANN, G. O uso da Análise de Ciclo de Vida (ACV) nas políticas públicas: condicionantes e estratégias de implementação da ACV no Brasil. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, v. 12, jul./dez. 2015. p. 29-35. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/263 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é discutir as possibilidades e formas de aplicação da ACV em políticas públicas brasileiras – com base na coleta de opiniões de stakeholders da academia, do setor privado e de órgãos governamentais de planejamento e de gestão ambiental. Essa coleta de opiniões se orientou por uma metodologia inspirada na metodologia pressão-estado-resposta, que permitiu não só esclarecer onde estão pontos de conflito, mas também delinear possíveis cenários de implementação da ferramenta no Brasil. Na categoria pressão, o risco de reputação foi considerado o principal fator de pressão interna sobre as empresas. Neste sentido, a ACV agrega valor às marcas das empresas e pode se tornar um componente da própria marca, representando um determinado desempenho ambiental. Na categoria Estado, os stakeholders identificam como forças as qualidades da ACV para a sustentabilidade da produção, ainda que seja preciso determinar as suas melhores aplicações e suas limitações. A principal debilidade ou fraqueza identificada é a falta de transparência da informação no Brasil, segundo um dos stakeholders do governo. A ACV é dependente operacionalmente dos bancos de dados, que devem estar em constante atualização pelos agentes públicos e privados. Na categoria resposta, o principal cenário de futuro vislumbrado, focando a implementação no curto prazo (realização), e integrando forças e oportunidades, é aquele onde os esforços governamentais convergem para a estruturação um banco de dados nacional de ACV. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt-br | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) | pt_BR |
dc.source | https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/6487/1/BRU_n12_Uso.pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) | pt_BR |
dc.subject | ACV em políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Metodologia pressão-estado-resposta | pt_BR |
dc.subject | Bancos de dados de ACV | pt_BR |
dc.title | O uso da Análise de Ciclo de Vida (ACV) nas políticas públicas: condicionantes e estratégias de implementação da ACV no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | COELHO FILHO, O. | pt_BR |
dc.rights.holder | SACCARO JUNIOR, N. L. | pt_BR |
dc.rights.holder | LUEDEMANN, G. | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.location | Brasília | pt_BR |
dc.description.physical | p. 29-35. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Políticas Públicas |
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