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dc.rights.licenseTermo::Licença aberta, sem especificação de usopt_BR
dc.contributor.authorSUGAWARA, E. T.-
dc.date.accessioned2024-09-30T18:15:07Z-
dc.date.available2024-09-30T18:15:07Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSUGAWARA, E. T. Comparação dos desempenhos ambientais do B5 etílico de soja e do óleo diesel, por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). São Paulo: USP, Escola Politécnica, 2012. 238 p. Dissertação de Mestrado.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/249-
dc.description.abstractAinda que a energia de origem fóssil predomine nos dias atuais, as fontes renováveis vêm ocupando cada vez mais um papel de destaque no mercado de energia. No Brasil, o etanol se apresenta como alternativa já consolidada e, nos últimos anos, o biodiesel passou também a possuir relevância na matriz energética nacional. Tal fato deveu-se à introdução em 2008 da obrigatoriedade legal de adição de biodiesel ao óleo diesel, e desde 2010 misturas com 5%vv de combustível de origem renovável (B5) são comercializadas no país. Diante desta imposição legal, procurou-se determinar quais os benefícios e ônus, em termos de impactos ambientais, acarretados pela adição de 5% do éster etílico de soja ao óleo diesel. Para tal objetivo, decidiu-se adotar a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) que, por apresentar uma visão sistêmica, não se restringindo à fase de uso dos combustíveis, permite identificar com maior precisão qual alternativa acarreta menor impacto para o meio ambiente. Os resultados da fase de Avaliação de Impacto indicaram que a mistura B5 de biodiesel etílico de soja, quando utilizada em um ônibus urbano da companhia Mercedes-Benz, apresenta pior desempenho ambiental que o óleo diesel em nove das treze categorias avaliadas, quais sejam: Depleção do Ozônio Estratosférico; Formação de Foto-oxidantes; Formação de Material Particulado; Acidificação Terrestre; Eutrofização de Água Doce; Ecotoxicidade Terrestre; Ocupação de Área Agrícola; Transformação de Área Natural; e Depleção de Água. Na categoria Mudanças Climáticas a mistura B5 obteve desempenho favorável, enquanto nas demais três categorias Toxicidade Humana, Ecotoxicidade em Água Doce e Depleção Fóssil ambos os combustíveis apresentaram resultados semelhantes. Voltando a comparação para o nível endpoint, no qual os impactos são expressos por meio de um indicador único, a mistura B5 obteve um desempenho ambiental inferior, uma vez que o resultado do seu indicador foi 0,2% maior que o do óleo diesel.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:pt-brpt_BR
dc.publisherUSP, Escola Politécnicapt_BR
dc.sourcehttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-16072013-122953/publico/Versao_posdefesa.pdfpt_BR
dc.subjectAvaliação do Ciclo de Vida (ACV)pt_BR
dc.subjectDesempenho ambiental de combustíveispt_BR
dc.subjectÉster etílico de sojapt_BR
dc.subjectÓleo dieselpt_BR
dc.titleComparação dos desempenhos ambientais do B5 etílico de soja e do óleo diesel, por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).pt_BR
dc.typeDissertaçõespt_BR
dc.rights.holderSUGAWARA, E. T.pt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.locationSão Paulopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-16072013-122953pt_BR
dc.description.physical238 p.pt_BR
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