Comparação dos desempenhos ambientais do B5 etílico de soja e do óleo diesel, por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.rights.license | Termo::Licença aberta, sem especificação de uso | pt_BR |
dc.contributor.author | SUGAWARA, E. T. | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T18:15:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T18:15:07Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SUGAWARA, E. T. Comparação dos desempenhos ambientais do B5 etílico de soja e do óleo diesel, por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). São Paulo: USP, Escola Politécnica, 2012. 238 p. Dissertação de Mestrado. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/249 | - |
dc.description.abstract | Ainda que a energia de origem fóssil predomine nos dias atuais, as fontes renováveis vêm ocupando cada vez mais um papel de destaque no mercado de energia. No Brasil, o etanol se apresenta como alternativa já consolidada e, nos últimos anos, o biodiesel passou também a possuir relevância na matriz energética nacional. Tal fato deveu-se à introdução em 2008 da obrigatoriedade legal de adição de biodiesel ao óleo diesel, e desde 2010 misturas com 5%vv de combustível de origem renovável (B5) são comercializadas no país. Diante desta imposição legal, procurou-se determinar quais os benefícios e ônus, em termos de impactos ambientais, acarretados pela adição de 5% do éster etílico de soja ao óleo diesel. Para tal objetivo, decidiu-se adotar a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) que, por apresentar uma visão sistêmica, não se restringindo à fase de uso dos combustíveis, permite identificar com maior precisão qual alternativa acarreta menor impacto para o meio ambiente. Os resultados da fase de Avaliação de Impacto indicaram que a mistura B5 de biodiesel etílico de soja, quando utilizada em um ônibus urbano da companhia Mercedes-Benz, apresenta pior desempenho ambiental que o óleo diesel em nove das treze categorias avaliadas, quais sejam: Depleção do Ozônio Estratosférico; Formação de Foto-oxidantes; Formação de Material Particulado; Acidificação Terrestre; Eutrofização de Água Doce; Ecotoxicidade Terrestre; Ocupação de Área Agrícola; Transformação de Área Natural; e Depleção de Água. Na categoria Mudanças Climáticas a mistura B5 obteve desempenho favorável, enquanto nas demais três categorias Toxicidade Humana, Ecotoxicidade em Água Doce e Depleção Fóssil ambos os combustíveis apresentaram resultados semelhantes. Voltando a comparação para o nível endpoint, no qual os impactos são expressos por meio de um indicador único, a mistura B5 obteve um desempenho ambiental inferior, uma vez que o resultado do seu indicador foi 0,2% maior que o do óleo diesel. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt-br | pt_BR |
dc.publisher | USP, Escola Politécnica | pt_BR |
dc.source | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-16072013-122953/publico/Versao_posdefesa.pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) | pt_BR |
dc.subject | Desempenho ambiental de combustíveis | pt_BR |
dc.subject | Éster etílico de soja | pt_BR |
dc.subject | Óleo diesel | pt_BR |
dc.title | Comparação dos desempenhos ambientais do B5 etílico de soja e do óleo diesel, por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). | pt_BR |
dc.type | Dissertações | pt_BR |
dc.rights.holder | SUGAWARA, E. T. | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.location | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-16072013-122953 | pt_BR |
dc.description.physical | 238 p. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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