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Campo DCValorIdioma
dc.rights.licenseTermo::Licença aberta, sem especificação de usopt_BR
dc.contributor.authorCOSTA, T. da S.-
dc.date.accessioned2024-09-28T12:30:06Z-
dc.date.available2024-09-28T12:30:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOSTA, T. da S. Avaliação de ciclo de vida do bioquerosene de canola. Brasília: UnB, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022. 55 p. Dissertação de mestrado.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/236-
dc.description.abstractO transporte aéreo comercial é responsável por aproximadamente 2,6% das emissões globais de dióxido de carbono (𝐶𝑂2) para a atmosfera e a promoção de combustíveis renováveis é considerada uma estratégia promissora para a redução desses impactos, tendo como recurso a biomassa. A canola é uma das mais importantes oleaginosas em crescimento no mundo, responsável por 16% da produção de óleo vegetal, ocupando a terceira posição mundial em produção de óleo e dessa forma se destaca como potencial matéria-prima para obtenção de combustíveis alternativos. Nesse cenário, informações detalhadas sobre a cadeia de produção são necessárias para que se possa avaliar com precisão os impactos ambientais do ciclo de vida do biocombustível e atestar sua sustentabilidade. Tais dados podem ser obtidos por meio da metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida, que por sua vez envolve o estudo dos fluxos elementares de entradas e saídas para um sistema de produto e pode indicar os pontos críticos que mais contribuem para os impactos ambientais. Com base nesta metodologia, foi elaborado um modelo de produção utilizando dados secundários da obtenção do bioquerosene de óleo de canola, desde a plantação do grão até o processamento final do biocombustível. A rota de produção definida para esse estudo é a HEFA, responsável pela conversão de óleos vegetais em bioquerosene. Em posse dessas informações, foram determinadas as correntes mássicas e energéticas ao longo do modelo tecnológico e após esse mapeamento, o processo de produção do biocombustível foi modelado com o auxílio do software openLCA. Com a aplicação dessa ferramenta e a utilização dos métodos ILCD 2011 Midpoint+ e CML-IA baseline foram analisados os indicadores de desempenho ambiental e determinadas as etapas que são consideradas pontos críticos que mais contribuem para os impactos ambientais. Foi observado através das análises das emissões atmosféricas e das categorias de impactos ambientais que a fase industrial, principalmente no que diz respeito a produção do farelo seco, e a fase de conversão possuem as maiores contribuições para os indicadores de impacto.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:pt-brpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sourcehttp://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46203/1/2022_TainaradaSilvaCosta.pdfpt_BR
dc.subjectAvaliação do Ciclo de Vida (ACV)pt_BR
dc.subjectBiocombustívelpt_BR
dc.subjectÓleo de canolapt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.titleAvaliação de ciclo de vida do bioquerosene de canolapt_BR
dc.typeDissertaçõespt_BR
dc.rights.holderCOSTA, T. da S.pt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.locationBrasíliapt_BR
dc.description.physical55 p.pt_BR
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