Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.rights.licenseTermo::Licença aberta, sem especificação de usopt_BR
dc.contributor.authorFREITAS, F. T.-
dc.contributor.authorMARCHESINI, M. M. P.-
dc.date.accessioned2024-09-26T14:10:19Z-
dc.date.available2024-09-26T14:10:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFREITAS, F. T.; MARCHESINI, M. M. P. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) das baterias de lítio utilizadas nos veículos elétricos. Produto e Produção, v. 23 n. 3, 2022. p. 1-20.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/224-
dc.description.abstractUma das maiores adversidades do nosso tempo são as mudanças climáticas e o setor de transportes responde por cerca de 25% das emissões globais de gases do efeito estufa (GEE). O veículo elétrico é considerado como menos poluente durante seu uso e, para fins de estudo, focou-se na ACV da sua bateria, cuja importância é refletida por representar cerca de 1/3 do valor monetário do veículo e ter alta eficiência de conversão de energia elétrica em potência em comparação aos motores a combustão. No entanto, para reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados e os resíduos gerados, é necessário conhecer os aspectos e impactos ambientais em cada etapa do ciclo de vida do produto. O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar as etapas do ciclo de vida das baterias utilizadas nos veículos elétricos, mapeando os impactos ambientais inerentes a cada etapa, através da realização de uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do produto, com a coleta de dados secundários. Para uma unidade da bateria de estudo, a etapa de extração e produção de matérias-primas/recursos naturais é a que apresentou o maior impacto nas categorias relativas ao potencial de aquecimento global, geração de resíduos sólidos, potencial de acidificação e potencial de eutrofização. Na etapa de uso, foi visto o maior consumo de energia elétrica e, na etapa de reciclagem, maior consumo de água doce e produção de resíduos sólidos. Não é possível dizer que os veículos elétricos são uma alternativa sustentável sem compará-los com o ACV dos veículos que usam combustíveis fósseis.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:pt-brpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG)pt_BR
dc.sourcehttps://seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/121904/87321pt_BR
dc.subjectAvaliação do Ciclo de Vida (ACV)pt_BR
dc.subjectCiclo de vida de produtospt_BR
dc.subjectCarros elétricospt_BR
dc.subjectBaterias de lítiopt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.titleAvaliação do Ciclo de Vida (ACV) das baterias de lítio utilizadas nos veículos elétricospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderFREITAS, F. T.pt_BR
dc.rights.holderMARCHESINI, M. M. P.pt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.locationPorto Alegrept_BR
dc.description.physicalp. 1-20.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guilherme90,+Paper+1.pdf383,48 kBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.