Título: Concrete water footprint: a streamlined methodology
Título(s) alternativo(s): Pegada hídrica do concreto: uma metodologia simplificada (Texto em inglês)
Autor(es): MACK-VERGARA, Y. L.
Editor: USP, Escola Politécnica
Local: São Paulo
Data de publicação: 2019
Identificador: https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-16092019-144335
URI: https://bdlis.ibict.br/jspui/handle/lis/176
Tipologia documental: Teses
Idioma: Idioma::Inglês:English:en
Descrição física: 163 p.
Resumo: A água é a substância mais utilizada no mundo, seguida pelo concreto. A escassez de água é hoje em dia mais comum devido ao crescimento populacional concentrado e às mudanças climáticas. A demanda de concreto é ~15 billion m3 por ano que atende a demanda de mais e melhor moradia e infraestrutura para uma população crescente e mais prospera. Uma vez que nenhum outro material pode satisfazer essa demanda, o concreto precisa ser produzido de forma sustentável, minimizando as cargas ambientais, como o consumo de água. A pegada hídrica é uma ferramenta que mede o uso da água ao longo do ciclo de vida de um produto e estima seus potenciais impactos ambientais. Apesar da crescente preocupação com a água, as metodologias existentes de pegada hídrica são muito complexas e exigem grandes quantidades de dados. Este estudo desenvolve uma metodologia optimizada de pegada hídrica para produção de concreto, simples o suficiente para ser útil para a indústria e robusta o suficiente para ser ambientalmente significativa. Um estudo extensivo em metodologias existentes da pegada da água foi conduzido. Em seguida, uma metodologia optimizada foi proposta focada nos fluxos de água que são mais relevantes na produção de concreto, incluindo quantidade e qualidade, permitindo resultados significativos com menos dados. O inventário de água típica inclui a água de mistura (150-200 H kg/m3), controle de poeira (500-1500 H kg/dia), lavagem de caminhões (13-500 H kg/m3), produção de cimento (0.185-1.333 H kg/kg ) e produção de agregados (0.116-2,0 H kg/kg). Em relação à qualidade da água, os fluxos mais críticos -Zinco, Chumbo, Nitrato, Óxidos de nitrogênio e Dióxido de enxofre-foram identificados com base na contribuição destes fluxos para os potenciais impactos ambientais, o controle ou a influência que o produtor de concreto tem sobre as atividades onde esses fluxos aparecem e a viabilidade para medir esses fluxos no local. A pegada de água de concreto varia devido à formulação, rotas tecnológicas, localização e escolha do método de avaliação de impacto. Os resultados são de interesse para a comunidade de pesquisa, bem como para as partes interessadas das indústrias de cimento e concreto e uma contribuição para a construção sustentável, uma vez que o estudo da pegada hídrica é fundamental para melhorar a eficiência da água.
Assunto : Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);Concreto;Construção sustentável;Consumo de água;Materiais cimentícios;Materiais de construção;Pegada hídrica do concreto
Citação: MACK-VERGARA, Y. L. Concrete water footprint: a streamlined methodology. São Paulo: USP, Escola Politécnica, 2019. 163 p. Tese de Doutorado. Texto em inglês.
Fonte: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-16092019-144335/publico/YazminLisbethMackVergaraCorr19.pdf
Acesso à informação: Acesso Aberto
Detentor dos direitos autorais: MACK-VERGARA, Y. L.
Termos de uso dos direitos autorais: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Aparece nas coleções:Teses
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YazminLisbethMackVergaraCorr19.pdf4,8 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.